As obras incluem viadutos, melhorias no sistema de drenagem e terraplanagem, com o objetivo de aumentar a segurança e fluidez no tráfego da principal rodovia que liga os dois municípios
As obras de duplicação da BR-163 entre Sorriso e Sinop seguem em ritmo acelerado, com expectativa de entrega de pelo menos 20 quilômetros ainda este ano. O trecho, um dos mais movimentados do estado, já apresenta sinais claros de intervenção, com frentes de trabalho ativas, maquinários em operação e operários atuando em diferentes etapas da obra.
A duplicação foi oficialmente autorizada em 13 de setembro de 2024, com a da ordem de serviço pelo governador do estado, em parceria com a concessionária Nova Rota do Oeste. Desde então, a recuperação do perímetro urbano de Sorriso foi finalizada, e agora os trabalhos se concentram na terraplanagem, na instalação do sistema de drenagem e na construção de viadutos.
Um dos destaques da obra é o viaduto que ligará a BR-163 à MT-242, em Sorriso. Segundo o gerente de obras da Nova Rota do Oeste, Jonatan Bezerra, a estrutura será construída no formato de diamante, com alças de entrada e saída, e agem inferior para evitar travessias irregulares sobre a pista. “O objetivo é melhorar a fluidez e a segurança para quem a bairros como o Ipiranga”, afirmou.
Além desse, outros três dispositivos estão previstos ao longo dos 52 km que separam Sorriso de Sinop: um o ao aeroporto, um viaduto na região do Barreiro e outro no trevo de Vera. A terraplanagem já está avançada em grande parte do trecho, com a meta de concluir 20 km até o final de 2025.
O cronograma total da duplicação prevê a entrega completa até o fim de 2026, conforme contrato firmado. Até o momento, o trecho entre os quilômetros 760 e 802 já está limpo, faltando apenas a limpeza entre Vera e o km 802.
A conclusão de todo o trecho entre Sorriso e Sinop tem contrato de dois anos, portanto, a expectativa é concluir a duplicação até o final de 2026.