Dando continuidade à série especial de entrevistas em comemoração aos 39 anos de Sorriso, o programa A Voz do Povo, da rádio Sorriso FM, recebeu nesta sexta-feira (16) o empresário José Baggio, um dos pioneiros no desenvolvimento econômico do município. Na conversa, ele compartilhou sua trajetória, reflexões sobre o ado e expectativas para o futuro da cidade que hoje é destaque nacional.
Baggio acompanhou de perto o nascimento e o crescimento de Sorriso, e destacou os desafios enfrentados no início da sua jornada empresarial na região, quando a infraestrutura ainda era precária e o o a serviços básicos, limitado. “Era tudo muito difícil. Faltava estrada, energia, apoio técnico. Mas havia coragem, visão e muita vontade de trabalhar”, relembrou.
Ao ser questionado sobre a contribuição dos empresários pioneiros, Baggio ressaltou que o espírito empreendedor foi fundamental para transformar Sorriso no que ela é hoje: “Nós arriscamos, investimos e acreditamos na terra. A força da união entre os produtores e comerciantes fez a diferença”.
Sobre o crescimento ele atribuiu o ritmo ao dinamismo do agronegócio, à localização estratégica e à capacidade de adaptação dos sorrisenses: “Aqui se trabalha com planejamento, tecnologia e espírito coletivo. Isso impulsiona o progresso”.
No entanto, Baggio também fez ponderações importantes sobre a infraestrutura e a gestão pública e defendeu a diversificação econômica como caminho estratégico para a sustentabilidade da cidade: “Precisamos fortalecer setores como indústria, tecnologia e serviços. Isso protege nossa economia de instabilidades e amplia oportunidades”.
Ele também apontou que a visibilidade nacional que Sorriso vem ganhando atrai novos investimentos e coloca o município em posição de destaque, mas exige preparo: “Temos que ter mão de obra qualificada e políticas públicas alinhadas. Os empresários estão atentos e já se movimentam nesse sentido”.
Ao falar das próximas gerações, Baggio destacou a importância de investir na educação técnica e profissional.
Veja a entrevista no vídeo.